Sustentabilidade? A Era da "Moda Circular"

28 de março de 2018


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Aproveitando o termo "economia circular" as empresas de vestuários não esperaram passar a oportunidade para agregar uma moda sustentável também. As principais instituições mundiais de roupas, estabeleceram acordos para adotarem um futuro a moda. 
Em maio de 2017, quando aconteceu mais uma edição do Copenhagen Fashion Summit, o maior evento comercial mundial de moda sustentável, foi colocado a aceleração da transição da moda circular. Esse acordo obteve apoio de 64 empresas de moda, no qual já começaram a compartilhar os seus objetivos individuais.

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Ainda não sendo o suficiente, com a impaciência em acelerar a necessidade do desenvolvimento sustentável, a Copenhagen Fashion Summit, irá dá início a sexta edição de um evento para soluções sustentáveis, Innovation Forum, com duração de dois dias, nos dias 15 e 16 de maio.
A moda parece estar em uma nova era, onde várias marcas buscam pelo menos mostrar interesse em uma moda sustentável. Esse é o momento ideal para começarmos questionar mais sobre a cadeia de produção das roupas em que compramos.
 A questão é aproveitar o momento como consumidores para estarmos ciente sobre como as nossas roupas são feitas, e principalmente questionar as marcas que estão disposta a fazer essa mudança.
Essa ansiedade em começar desenvolver roupas, buscando o reaproveitamento delas é algo preocupante. Mesmo que a ideia de finalmente grandes empresas mostrarem interesse em serem éticos e se preocuparem com o meio ambiente, o reaproveitamento de resíduos e os cuidados com a natureza vem sendo abortado há anos.
“Não adianta falar uma coisa e fazer outra. Nem usar máscaras para esconder suas verdadeiras intenções.” - Edilene
A indústria de moda tem uma forte influência no mercado, já que existem produtos que podem ser extintos e aqueles que sempre estarão presentes, como as roupas
É necessário sermos mais críticos e analisarmos se os acordos que as marcas fazem, é realmente uma preocupação com o futuro e o meio ambiente, ou é uma estratégia. 
A boa utilização dos recursos naturais, pode ser uma ótima alternativa para levar o aumento do consumo, aumentando as vendas das marcas em questão.
Não podemos esquecer também, que infelizmente ainda nesse cenário há diversos fatores ruins que a moda carrega. Como, o trabalho escravo, a exploração de animais e também falsas imagens de um padrão que causa inúmeros transtornos na sociedade. 
Será que essa nova era, vai ser realmente suficiente para revolucionar e fazer a diferença? Ainda existem muitos pontos que devem questionados, principalmente para as empresas que estão envolvidas.

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