Resenha: Extraordinário

2 de agosto de 2017

 Autor: R. J. Palacio
Titulo: Extraordinário
Editora: Intrínseca
Número de paginas: 315 
Sinopse:  "August (Auggie) Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações medicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade...ate agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mas ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colegio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros."




Provavelmente você já ouviu falar sobre Auggie, o garotinho que está conquistando corações de milhares de pessoas no mundo todo. Este com toda certeza é um livro extraordinário, e acredite se quiser, é o primeiro livro da autora R. J. Palacio. Aí me vem a pergunta que não quer calar : "O que essa mulher estava pensando quando decidiu ser Designer Gráfica ao invés de escritora?"

“ Não julgue um livro menino
Pela capa cara 

Eu não sei. Mas com certeza ela se deu conta do talento que estava desperdiçando, e agora está correndo atrás do prejuízo! Ela já escreveu seu segundo livro: Três Historias Extraordinárias, da serie (se é que posso chamar assim) Auggie & Eu. Prometo fazer uma resenha dele para vocês um dia!

Bom, devo então começar essa resenha dizendo que nunca me surpreendi tanto com um livro. Esta é uma história de superação, que irá te envolver do começo ao fim!

O livro conta a história de um garotinho de apenas 10 anos, que nasceu com uma síndrome chamada Treacher-Collins . Para facilitar a compreensão, esse é um síndrome que causa Anomalias Faciais, portanto Auggie tinha um rosto diferente dos demais garotos e por isso ele nunca havia frequentado uma escola antes. Além de ter o rosto diferente, Auggie estava sempre no hospital por causa de procedimentos cirúrgicos, mas esse ano, sua mãe (Isabel) decide que já esta na hora dele entrar em uma escola de verdade, pois ate então, ela é quem dava aulas para Auggie. 

A principio o garoto não reage bem, não gosta da ideia de ter que conviver com estranhos, tem medo da rejeição e detesta os olhares de espanto e pena que são direcionados a ele. Ao decorrer da história Auggie percebe que sua aparência não é o mais importante para algumas pessoas, como Summer sua mais nova melhor amiga, e resolve não ligar mais para o que os outros pensam!

“O ponto de vista de uma criança que, ciente de sua estranheza e de seu deslocamento no mundo, cria um manifesto em favor da gentileza.”
-Veja.com

A trama não se divide em capítulos, mas sim em partes. O mais interessante é que cada parte mostra o ponto de vista de um personagem, fazendo assim com que fique mais fácil entender o que se passava na cabeça das pessoas que conviviam com as Anomalias de Auggie.

Ao todo o livro tem oito partes:

1-Auggie 
2-Via 
3-Summer 
4-Jack 
5-Justin 
6-August 
7-Miranda 
8-August

E cada parte é dividida em acontecimentos, como por exemplo:

 Comum/Por que eu não ia à escola/ Como eu nasci

Outro ponto que fez com que eu me encantasse mais ainda pelo livro, foram as citações que iniciam cada parte. Elas a principio não fazem sentido algum, mas ao ler “a parte” você percebe o quanto aquilo resume bem tudo o que foi dito.

A minha preferida, a autora R. J. retirou do livro O Pequeno Príncipe de Antonie de Saint –Exupéry

“Agora, esse é o meu segredo. É muito simples. Só se pode enxergar direito com o coração. O essencial é invisível aos olhos”

Enfim, esse é um livro que vale super a pena. E se você já leu e amou, assim como eu, vai amar mais ainda saber que em novembro desse ano o filme já estará em cartaz nos cinemas! Mas pra você que ainda não leu, não perca a oportunidade de conhecer a história de August Pullman, você com certeza vai se surpreender! Eu super recomendo.

Não se esqueça de comentar aqui embaixo o que achou do livro e da resenha! Quais os pontos que mais te chamaram atenção, ou qual livro você esta lendo no momento. E claro, qual livro você quer ver resenhado aqui no blog! E que a força esteja com vocês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Brenda Caroline - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Brenda Caroline.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo