Arte: Renascimento

8 de junho de 2017

(Imagem:Reprodução)

Nos últimos dias, passei a estudar ainda mais sobre alguns conteúdos do Enem, e dentre as matérias do ensino médio, passei a me interessar cada vez mais por história, literatura e arte. Como eu adoro dividir as coisas com vocês e como falar de arte por aqui já não é mais uma novidade, resolvi criar alguns conteúdos no qual vou explicar para vocês um pouco sobre alguns movimentos artísticos, história da arte, para que assim vocês possam aprender um pouco mais da parte teórica da arte. E hoje, eu vou falar um pouco do Renascimento, o que foi, e seus principais autores e características.  

Renascimento foi um período cultural no século XIV, XV e XVI, ele ocorreu na Europa, principalmente na Itália, e houve uma transição entre a idade média para a ideia moderna. Durante a idade média, a igreja tinha um grande poder nesse período no qual pregava o teocentrismo, Deus no centro, e as pessoas que não seguiam os dogmas religiosos eram punidos. Então o período renascentista, foi justamente um período de renascimento, no qual passou a ser antropocentrismo, homem no centro. Apesar desse novo conceito do homem no centro, as pessoas não pararam de acreditar em Deus,  tanto é que foi desenvolvido o movimento intelectual humanista, que passava a ter um maior conhecimento sobre o homem, que é considerado a maior obra de Deus.

Resultado de imagem para renascimento
(Imagem:Reprodução)

Outro fator que aconteceu nesse período renascentista foi que a idade média era baseada em um sistema feudal e então houve a transição do sistema feudal para o sistema capitalista, ou seja, o capitalismo em pleno desenvolvimento enquanto o feudalismo em decadência, e foi justamente por esse motivo que houve recursos para o financiamento de grandes obras renascentistas. 

Além dessas características do antropocentrismo, humanismo, e o desenvolvimento capitalista, destacamos que a grande inspiração desse período foi a cultura clássica que era greco romana, o individualismo, já que os principais autores desse período buscavam deixar a sua singularidade em suas obras e também o naturalismo, racionalismo e hedonismo.

Resultado de imagem para a criação de adao
(Imagem:Reprodução)

Os principais artistas desse período foi o Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio, Donatello, Sandro Boticcelli e principalmente o querido Michelangelo Buonarrotti, que pintou um quadro que eu adoro que foi "A criação de Adão", no qual ele deixa algumas enigmas nesse quadro, já que ele mostra homem em contato com Deus, porém Deus dentro de um cérebro, ou seja, pode ter vários significados como, homem em contato com ele mesmo, ou, que Deus possa ser só algo da sua mente. 

Já na literatura que foi denominada por classicismo, que vem o nome daquela inspiração greco romana da cultura clássica, mas com com o mesmo intuito das demais artes. Seus os principais autores foi, Luís de CamõesMichel de Montaigne , Nicolau MaquiavelWillian Shakespeare entre outros.

E então o que vocês acharam desse post? Me conte nos comentários!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Brenda Caroline - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Brenda Caroline.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo