Resenha: Dom Casmurro

30 de maio de 2017


Título: Dom Casmurro
Autor: Machado de Assis (Adaptação: Roteirista: Felipe Greco Ilustrador: Mario Cau)
Editora: Devir
Sinopse:"Publicado pela primeira vez em 1899, "Dom Casmurro" é uma das grandes obras de Machado de Assis e confirma o olhar certeiro e crítico que o autor estendia sobre toda a sociedade brasileira. Também a temática do ciúme, abordada com brilhantismo nesse livro, provoca polêmicas em torno do caráter de uma das principais personagens femininas da literatura brasileira: Capitu." (Fonte: Guia do Estudante)






Ah, dia dos namorados chegando, muito amor pelo o ar, e nada melhor do que ler histórias lindas para essa fase cheia de doçuras do ano. E dessa vez, hoje eu vou mostrar um livro maravilhoso escrito pelo nosso querido Machado de Assis, quem não conhece? Um autor extremamente importante durante o período do realismo, que além de ter sido cronista, poeta, jornalista, crítico literário, também foi é claro, um ótimo autor romantista. E falando em histórias desse gênero, um dos livros que ele escreveu foi o Dom Casmurro, que tive a oportunidade e o prazer de ler, porém de uma forma mais atual, ou seja, em uma versão adaptada em quadrinhos.


Dos Casmurro, é narrada pelo querido Bentinho, que era um ex seminarista, que viva com sua mãe D.Glória, seu tio Cosme, sua prima, Justina e um agregado José Dias. Sua mãe já tinha perdido um filho, e então fez uma promessa que se Deus lhe desse outro filho, ela faria com que o seu filho se tornasse um seminário. E então, aos 15 anos Betinho foi lembrado disso, enquanto ele se preparava para isso, sua amizade com sua vizinha, Capitu, foi se intensificando até que tornou o seu amor. 

Durante a história, Betinho e Capitu passavam um amor por barreiras, no qual temiam pela promessa, já que Bento teria que se torna um seminarista, e assim, não poderiam ficar juntos. Apesar do medo, ambos juraram que se casariam, e ao longo da história, Bento foi fazer o seminário e acabou conhecendo Escobar, no qual se tornou um grande amigo e além disso trocavam seus segredos e dividiam a vontade de não querer se tornar padre.

O livro é dividido em 5 partes, em cada uma delas é citado momentos importantes da vida de Bentinho, sendo, a promessa, o namoro, o seminário, o casamento e a separação. Em cada uma dessas partes, o legal é que colocaram uma frase de grandes autores como Shakespeare e Clarice Lispector, como reflexão, o que tornou o livro ainda bem legal e interessante.

As ilustrações são feitas em preto e branco, no qual nos permite se interessar cada vez mais pelo livro, já que, há uma grande expressão nos personagens tornando a história mais realista. Além disso, em algumas situações de dor e sofrimento, a cor preta se torna ainda mais predominante.

O livro é realmente muito bom e gostoso de ler, principalmente nessa versão mais adaptada,que faz com que nós voltamos a anos a atrás e imaginando aquela época, além de que é um livro muito reconhecido e clássico na literatura brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Brenda Caroline - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Brenda Caroline.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo