Um pais miscigenado que não respeita a diversidade - Dia do índio

19 de abril de 2017

Hoje, dia 19 de abril, é o dia em que é "celebrado" o dia do índio, data criada pelo ex presidente Getúlio Vargas em 1943. A origem dessa data surgiu após ser proposta essa ideia  em 1940 a partir de um Congresso Indigenista Interamericano, que aconteceu no México e vários indígenas participaram, mas os índios não, já que ainda estavam sendo perseguidos. Mas durante o congresso foi criado um Instituto Indigenista Interamericano, com o objetivo de cuidar dos direitos dos indígenas da América, no princípio, o Brasil não havia atendido á essa proposta, mas depois da intervenção do Marechal Rondon, que foi um militar e sertanista brasileiro, a proposta foi revida e o dia 19 de abril passou a ser o dia do índio. 

Bom, de acordo com o decreto lei 5.540, há um dia específico para celebrar o índio, mas na prática, não é bem assim. A população brasileira é formada pela miscigenação, sendo os povos indígenas, asiáticos, imigrantes europeus e africanos, mas dentre essas raças os indígenas foram os que mais se destacaram, já que antes do descobrimento do Brasil, eles já habitavam o território brasileiro, no qual eram exatamente os índios. Mesmo sabendo que os índios possui uma extrema importância para a história do Brasil, na história da população brasileira, ele não é reconhecido. E é exatamente isso que precisamos falar. 

As pessoas têm um péssimo costume de ignorar e crítica tudo aquilo que não fazem parte dos seus costumes. Seja alguém que utiliza uma roupa diferente da sua, possui uma cultura totalmente diferente, agi de formas diferentes, automaticamente as pessoas passam a não aceitar isso. É por isso que a maioria dos conflitos sociais existem, porque homens juntos, é algo diferente para a sociedade, porque mulheres jogando bola, é algo diferente para a sociedade, porque travestis são diferentes, porque os negros trabalhando igual á todos, são diferentes. Os índios são diferentes. Mas, qual o problema em existir alguém ou algo, que seja  diferente de você? 

Existem muitas pessoas que tem vontade de conhecer países e novas culturas, mas como isso seria possível se as pessoas não respeitam a diversidade de culturas que existem dentro do nosso próprio país? Não adianta as pessoas citarem o dia do índio nas escolas, mas não respeitarem, e simplesmente ignorar essa raça na sociedade. Deveria ter mais reportagens sobre eles, deveriam ser tratados como pessoas, que é exatamente o que são. 

O que quero dizer é que, é irônico dizer que o Brasil é composto pela diversidade de raças, é conhecido mundialmente por isso, e incrivelmente aqui dentro as pessoas não respeitam essa diversidade. Todo mundo quer que o país que habitam cresça economicamente, socialmente, e seja reconhecido pelo mundo, seja bem visto, mas como podemos fazer isso se as pessoas não mexe um dedo para mudar isso? Se as pessoas crítica, cria rótulos insignificantes para alguém que não seja igual a você.  Se parássemos para fazer uma pesquisa de quantas pessoas sabem que dia 19 é o dia do índio ou quantas pessoas dão importância para isso, seria triste vê o tamanho da discrepância dentro do país.

Precismos fazer a diferença, precisamos revolucionar, e principalmente temos que da mais importância para nossa cultura, ao invés de só aumentar o status de outros países. Faça a diferença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Brenda Caroline - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Brenda Caroline.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo