Resenha: Poesia faz pensar

17 de março de 2017


Título:
 Poesia Faz Pensar
Autor(a): Vários autores
Editora: Ática
Comprar: Saraiva, Submarino
Sinopse:  O que se esconde na engrenagem dos poemas? Como as palavras combinam as suas mil face?No segredo dos poemas está a capacidade de fazer sentir. Mas não só. Bons poemas são capazes de fazer pensar. Muitas vezes, comovidos, esquecemos que por trás dos versos há racionalidade, intenção e lógica.Esta antologia traz poemas de Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Vinicius de Moraes, Fernando Pessoa e Luís Camões, entre outros. Mais do que reuni-los, Poesia faz pensar decifra os poemas junto ao leitor, convidando-o a encaixar as pequenas peças que formam sua engrenagem e a perceber, sem preconceitos, que o raciocínio acompanha as grandes emoções que vivenciamos ao ler poesia.

Saber interpretar a arte é algo que nem todos conseguem, afinal o ser humano é repleto de ideias, e pensamentos que só ele entende, e a arte é uma ferramente que nos permite colocar tudo isso para fora.

A poesia é um desses meios artísticos, pode perceber que encontramos poesias de todos os tipos, algumas que são até complicadas de identificar, e esse livro, Poesia Faz Pensar, nos permite entender um pouco isso. Ele é um livro que constitui de poesias de poetas mais famosos, como Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Gonçalves dias, entre outros, formando 19 poetas ao todo.  Ele contém 42 poesias de vários gêneros, o que é ótimo porque muita das vezes nos identificamos com o que poetas escrevem, e temos poesias para vários tipos de sentimentos. 

Esse livro é muito gostoso de ler, super recomendo para quem não é acostumado ler livro de poesias, porque durante o livro, ele deixa poesias e explica sobre elas, te ensina ler e pensar. Então não é aquela coisa de só ler poesias, e sim basicamente um manual, que nos permite entender o que cada autor quer dizer. 

Outro ponto positivo muito legal nesse livro é que ele ajuda para quem está estudando pra algum concurso, ou prova, porque geralmente cai muito interpretação de texto, principalmente poesias, então ajuda a expandir mais isso. 

No final do livro, ele apresenta a biografia de todos os poetas, isso também é bem bacana porque caso você tenha curiosidade de conhecer um pouco sobre eles, o livro já te trás isso. Gostaram? Qual livro vocês estão lendo no momento? Me conta!

34 comentários:

  1. Nossa eu li esse livro na escola , ou melhor " li " naquelas ne , pq nao gosto muito de ler, mais o tanto que eu li gostei bastante,e sua resenha ta maravilhosa , adorei , explica bem o livro mesmo , parabens <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de não gostar de ler acabou gostando e isso que importa kkk, eu peguei ele na escola também, mas juro que foi por vontade própria! Beijinhos.

      Excluir
  2. Nossa nunca li esse livro,agora com a dua resenha me bateu uma enorme vontade de ler, com cordo com vocês as vezes as pessoas lêem mas não consegue interpretar. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então procura para você ler, é muito legal! Eu adicionei sites que você encontra o livro, mas se procurar em bibliotecas públicas acha também! Beijinhos.

      Excluir
  3. amo ler mas não sou muito de poesia, como você disse que é gostoso e recomenda para quem nao lê muita poesia quem sabe eu não tento? lembro desse livro da época da escola <3
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também nunca fui muito fã de poesia por não entender, mas esse livro é esclarecedor então quando você começa entender se interessa mais, tenta ler quem sabe não gosta? Beijos.

      Excluir
  4. Eu quero ser como você quando crescer! Sempre gostei de poesia, mas nunca parei pra ler algum livro sobre. Geralmente eu curtia as poesias mais conhecidas e aquela que a gente descobre quando menos se espera e marca nossa vida, sabe? Mas fiquei com muita curiosidade para ler esse, juro! Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah muito obrigada pelo carinho! Poesia é um gênero textual que deve ser lido com calma e requer interpretação, como no próprio nome do livro diz, " Poesia faz pensar" e é verdade. Tente ler livros como esse que te ajude a interpretar! Vai gostar! Beijinhos.

      Excluir
  5. Que legal, nunca li livro de poema, esse parece bom.
    Gostava de poemas na época da escola tinha um caderno e escrevia algum kkk Adorei a resenha Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal você escrever, acho muito bacana quem escreve. Porque não procura ler? Vai gostar! Beijinhos.

      Excluir
  6. Que legal. Lembro desse livro na época da escola. <3

    ResponderExcluir
  7. Olá! Nossa, adorei a indicação de livro. As pessoas não tem muita afinidade com os clássicos, principalmente os alunos que precisam estudar (em geral, claro), e este livro deve ser uma mão na roda. Meu marido é professor de literatura e acho que vai gostar da indicação. Abraços e sucesso!

    www.pandapixels.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super concordo com você, mostra para seu marido, as vezes ele usa esse livro para trabalhar com os alunos dele, é realmente muito bom! Beijinhos.

      Excluir
  8. Nossa, não sou muito de leitura mas essa resenha do livro parece ser boa, e ainda mais para eu que estou no último ano do ensino médio pode me auxiliar muito, sem falar que melhora nossa fala e nossa leitura. Sucesos para você e seu blog!!❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou no ultimo ano, igual eu falei, ele ajuda muito a gente aprender interpretar esse gênero textual, que geralmente sempre cai nas provas de vestibulares, leia ele vai gostar. Beijos, obrigada pelo carinho!

      Excluir
  9. Brenda! Que resenha mais legal! Nossa, faz muito tempo que eu não leio livros de poesia e seu post me deixou super nostálgica e com vontade de ler! Fiquei curiosa e vou procurar por esse livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que legal! Fico feliz em está contribuindo para que de alguma forma você leia, leitura faz muito bem! Beijinhos volte sempre!

      Excluir
  10. Adoro resenhas de livros e de poesia então ♥♥♥
    pq poesia é voar sem asas né!! aiaiai, mt amor
    beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Então você vai gostar desse livro! Beijos volte sempre!

      Excluir
  11. Que delícia, amiga! Poesia é tudo de bom! Meu poeta favorito é Alvares de Azevedo, tenho uma queda enorme por ele. hahahahaha Carlos Drummond é demais, amo, amo, amo. <3 Já quero esse livro! Obrigada pela dica, já te amo! hahahaha Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que legal! São ótimos poetas, então você vai gostar muito desse livro porque tem tanto poesias do Alvares de Azevedo quanto do Drummond! Recomento mana! Beijos volte sempre.

      Excluir
  12. Apesar de ser a louca dos livros e sempre estar buscando novidades, nunca li esse livro. Confesso não ser uma grande fã de poesia, mas gostei da sua resenha o bastante para me arriscar <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como eu disse, poesia é um gênero textual que tem que ler com calma e atenção para consegui experimentar, e esse livro te ajuda com isso. Como gosta de ler, leia ele e me conta o que achou. Beijos.

      Excluir
  13. Apesar de amar ler, não sou muito fã de poesia. Mas pelo o que vi em sua resenha, acredito que esse livro possa me ajudar a entender melhor as poesias e assim, passar a gostar. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim exatamente, não é todo mundo que gosta, mas ele te ajuda, leia e me conte o que achou. Beijos volte sempre!

      Excluir
  14. Ahhhh, esse livro deve ser maravilhoso, eu amo Vinicios de Moraes gente ♥ Vou logo procurar para ler, fiquei realmente muito curiosa ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então leia, tem poesias dele, você vai gostar! Me conte depois. Beijinhos Beel!

      Excluir
  15. Adorei seu post! É muito legal saber que tem blogs que trazem livros de poesia para resenhas, pois não é muito comum.. De fato, não é meu gênero literário preferido, mas tem seu valor :) Beijos!!

    http://gotadechampagne.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, estamos acostumados a vê resenhas de livros conhecidos e as pessoas esquecem desse gênero que também é muito importante. Beijos volte sempre.

      Excluir
  16. Brenda, eu amei muito a sua resenha! Realmente muitas pessoas não são bem adeptas as poesias pois para a sua leitura necessita-se de uma interpretação e bastante atenção, saber se aquela palavra realmente simboliza aqui ou um metáfora. Mas pelo que você mesma disse, o livro funciona como um manual pra quem não têm costume de ler este tipo de texto o que é bastante interessante. Como na escola agora estou aprendendo a criar diversos tipos de textos, inclusive poesias, possivelmente vou comprá-lo e usá-lo em prol da minha dificuldade de criações poéticas. Adorei muito o seu blog e você é um amor! Um dia quero te conhecer linda. Um milhão de beijos.

    ResponderExcluir
  17. Não sou nada acostumada a ler poesias mas gostei de saber que o livro te ensina a lê-las e interpretá-las. Acho que é nisso que tenho dificuldade e acaba não me fazendo ter tanto interesse por elas. Vou deixar anotadinho aqui pra ler <3
    Beijosss

    www.madamices.com

    ResponderExcluir
  18. Eu particularmente prefiro livros desse tipo, que ensinam ou explicam sobre algo, mais do que livros de histórias. Adorei o post e a recomendação!

    ResponderExcluir
  19. Muito bom o post, eu gosto bastante poesia e legal a ideia de um livro que nos ajuda lê-las e entende-las. Amei o post <3

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Brenda Caroline - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Brenda Caroline.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo