O que é Macumba?

26 de setembro de 2016


Nos últimos meses planejei uma nova forma de publicações de post aqui no blog, pois na correria ficou mais difícil de criar conteúdos para vocês, e para não acontecer isso e organizar melhor esse espaço nosso, criei um cronograma mensal onde todo inicio do mês publicarei ele, caso você ainda não viu ele está posicionado na barra lateral no blog e fixado no inicio da fanpage.

 Aproveitando a explicação dessa nova organização, esse mês eu criei um cronograma diferente do mês passado, onde eu quis deixar o blog mais entretido e explicar e apresentar algumas coisas diferentes para vocês. No post de hoje eu vou falar o que na verdade é a macumba, pois além de me sentir incomodada com a utilização desse termo de forma inadequada, acho muito importante compartilharmos diversas culturas.

Sabe aquela ideia de que macumba é um ritual onde as pessoas tentam prejudicar as outras, esquece isso. A macumba nada mais é que um instrumental musical de percussão feito de uma antiga árvore chamada Macumba. 
Resultado de imagem para instrumento macumba




























(Imagem:Todos os direitos reservados)

A séculos atrás era considerado que macumbeiro era  aqueles que tocavam os instrumentos, principalmente os escravos que utilizavam os batuques para celebrar sua cultura e costumes.A ideia de que esse instrumento é visto como um tipo de manifestação feitos por pais de santo, feitiçaria, charlatões entre outras crenças, que também nada mais é que algo diferente do que estamos acostumado a ver, surgiu a partir das cerimônias de religiões afro-brasileiras, como Umbanda e Candomblé,  no qual tocavam os instrumentos e algumas religiões cristãs acreditavam que essas religiões estavam fazendo rituais em que "agrediam" as regras sagradas. A partir disso as pessoas passaram a acreditar que esses cultos estavam atribuindo coisas ruins para as pessoas.

Portanto, é possível entender sobre a intolerância desse termo "macumba" e compreender mais sobre a história . Espero que tenham compreendido e que possam repassar isso para as pessoas, para que assim quebramos esse tabu e que o instrumento seja reconhecido como deveria ser. 

2 comentários:

  1. Não sabia que existia essa árvore, amei a proposta do post. Um super beijo! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Olá. Confesso que nunca soube ao certo o que significa a macumba, mas nem por isso saí julgando por aí quem a pratica.
    No mundo hoje em dia, as pessoas costumam julgar muito tudo, ainda mais as coisas que não conhecem.

    Obrigada por tomar a iniciativa de mostrar o que ela realmente é e que não precisam ter esse preconceito todo.

    O respeito pela escolha do outro deve estar em primeiro lugar.
    Adorei seu texto >.<


    Tem dois textos lá no blog esperando por você. Que tal dar uma olhada??

    https://sonhos-perdiidos.blogspot.com.br/2016/04/viver-essa-tal-solidao-pode-ser.html#.V_6QaeArLcc

    https://sonhos-perdiidos.blogspot.com.br/2016/10/filtros-w.html#.V_6QbuArLcc

    Beijinhos *w*

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Brenda Caroline - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Brenda Caroline.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo