Geledé- O poder Feminino

19 de setembro de 2016


(Imagem: Todos os direitos reservados)
Eu já contei aqui no blog que faço parte de um projeto artístico, e dentro desse projeto acontece algumas palestras no decorrer do ano, no qual conhecemos algumas culturas diferentes. No entanto, nos últimos dias, conheci uma cultura africana interessante no qual resolvi contar para vocês um pouquinho dela, em que presam o poder feminino.

Geledé, é originalmente da cultura Yorúba, que surgiu provavelmente ente o final do século XVIII á o início do século XIX. É  um evento cultural apresentado na Nigéria, Benin e Togo, que presam a importância da mulher diante a sociedade. Esse festival acontece anualmente, geralmente na época de seca, entre Março á Maio, no qual celebram "nossas mães".

Para eles, as mulheres possuem vários significados diferentes, como esposa, filha, deusa e principalmente mães, pois acreditam que as mães possuem poderes espirituais ou divinos.  Essa crença é também dita pelos Yorúbas como:

"Orixá igual a mãe não existe, vale apena cultuarmos nossa mãe."


(Imagem: Reprodução/ Todos os diretos reservados)

O festival anual, apresenta também máscaras no qual os homens usam elas e se vestem como mulheres, Cada máscara utilizada possui um significado diferente, por exemplo, á algumas que representam o rosto feminino com expressão de paciência e tranquilidade, já outras máscaras,como, uma que possui uma pássaro chocando ovos em cima de uma cabeça e ao mesmo tempo bicando o rosto dessa cabeça, representa que se o homem deixar os ovos caírem o pássaro bicara a cabeça dele, ou seja, se perderem a confiança com a mulher, haverá consequências.

Além da roupa típica utilizada nesse evento, á também muita dança e música, utilizando elementos da cultura Yorúba, sendo muita percussão e músicas. É acontecido também precedido de uma cerimonia chamada Efe.

5 comentários:

  1. Parece um festival interessante e com um conceito bastante atrativo :)
    Beijinho, Kati

    ossegredosdakati.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post, bem interessante saber mais a respeito.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um festival super legal para participar, amei a iniciativa e a proposta que vocês abordam. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Brenda Caroline - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Brenda Caroline.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo